18, JUL 2023  Manoel de Almeida Henrique

Qualificação de fornecedores só antes dos negócios?

analista de cadastro em seu ambiente de trabalho em dúvida se seu fornecedor é qualificado ou não para o negócio

Não acompanhar o cadastro dos fornecedores após o fechamento dos negócios é um erro que coloca em risco a sustentabilidade de sua empresa – SISTEMA INIDON

Qual analista de fornecedores e clientes consegue acompanhar a SITUAÇÃO CADASTRAL DOS PARCEIROS COMERCIAIS após o fechamento dos negócios?

Existem analistas de dados mestre exclusivamente de fornecedores em nosso país que tem acesso ao histórico fiscal de seu cadastro depois de realizados e pagos os negócios? Mas qual seria a utilidade deste procedimento e, o mais importante, como poderia ser executado?

Já ficou claro para diretores, analistas de cadastro e analistas de dados mestre de fornecedores e clientes, as áreas fiscal e jurídica de empresas etc. que os autos de infrações lavrados pelo fisco em decorrência de irregularidades com a documentação fiscal relativa a operações com fornecedores se referem a vários anos após o fechamento dos negócios, ou seja, do recebimento das mercadorias e documentação fiscal que estava ok!

Documentação fiscal regular perante o fisco pode se transformar em documento inidôneo emitido por empresa considerada nula pelo fisco em pouco tempo – basta, por exemplo, um fornecedor ser obrigado a fechar suas portas sem as devidas comunicações fiscais - e os analistas de cadastro simplesmente não imaginam o que fazer para ficarem sabendo disso, possibilitando aos gestores tomar providências antes da chegada do auto de infração inevitável, por crédito indevido oriundo de documento fiscal considerado inidôneo pelo fisco.

Estes autos de infrações se referem à inidoneidade fiscal e seus valores exorbitantes muitas vezes adiam, prejudicam e até impossibilitam condutas que visavam à expansão dos negócios com critérios responsáveis, com políticas de governança integrada, por exemplo, à melhoria do ambiente profissional e social de seus colaboradores e práticas que projetariam a empresa em estratégias de longo prazo com formas de sustentabilidade mais amplas como fortalecer grupos sociais específicos, promover o consumo consciente e o meio ambiente, por exemplo.

Neste contexto, os gestores acabam por se atirar sobre lucros a qualquer custo para compensar os prejuízos com as autuações fiscais ou, simplesmente, não fechar a empresa, e práticas de administração empresarial em consonância com modernas demandas de sustentabilidade que poderiam se transformar em um ativo atraindo financiamentos diversos para a empresa, são deixadas de lado!

A falta de qualificação do cadastro de fornecedores após a realização dos negócios pode resultar em uma autuação fiscal que sangrará o caixa da empresa , impedindo que o analista de cadastro dê à empresa o suporte, a manutenção e sustentação que ela precisa para se expandir dentro de práticas de ESG de governança atual e responsável, por exemplo; a boa reputação de uma entidade frente à ESG é um atrativo para investidores, melhor dizendo, é uma das formas de garantir sua sustentabilidade financeira.

Nenhuma gestão financeira resiste a lavraturas constantes de autos de infração por inidoneidade fiscal; repetimos, conforme nosso artigo anterior, que no ano de 2022, o fisco paulista aplicou 5 mil autos de infrações (AIIM) no valor de R$ 17 bilhões e por volta de 1 mil AIIMs no valor de R$ 4 bilhões foram relacionados ao ICMS contra as empresas que adquiriram mercadorias de empresas que foram consideradas irregulares, nulas, anos após o fechamento dos negócios.

Posta a necessidade inadiável do controle do cadastro de fornecedores após o fechamento dos negócios, resta a pergunta que amarguraria os analistas de cadastro ou de dados mestre de parceiros comerciais que não estivessem lendo este artigo: como fazer este controle sem acessar, todo dia, a Receita federal ou o Sintegra ou outras ferramentas que fornecem dados cadastrais, porém não dispõem do histórico fiscal das empresas pelos 05 anos de prazo para as ações fiscais?

As obrigações do dia a dia mal permitem fazer uma avaliação cadastral rápida, imagine controlar as alterações do cadastro de fornecedores depois dos negócios!

Onde verificar, com rapidez, as ocorrências cadastrais dos fornecedores que podem resultar em lavratura de auto de infração por inidoneidade fiscal?

Lugar onde se tem acesso, de forma pública, aos históricos fiscais das empresas é no Diário Oficial dos estados da Federação, através do sistema INIDON, em poucos minutos, mensalmente.

Após o fechamento dos negócios, unicamente o INIDON executa uma varredura na EFD-ICMS-IPI, no Plano Master, e identifica, mensalmente e de forma rápida, em relação aos últimos 5 anos, prazo de decadência para ações fiscais, e antes da chegada do fisco, as empresas que oferecem risco fiscal de inidoneidade e as respectivas “NOTAS FRIAS”, documentos inidôneos, com as chaves de acesso e o valor do suposto crédito indevido; o INIDON é o único sistema no país que acompanha as alterações cadastrais de clientes e fornecedores após a realização das operações, durante 05 anos!

E, claro, também antes do fechamento dos negócios, exclusivamente o sistema INIDON fornece, em apenas uma consulta, além das análises sobre crédito comercial referente a títulos protestados, dados da RFB, Sintegra Certidões Tributárias online, através de um sistema exclusivo e inovador que rastreia pistas e eventual existência de irregularidades fiscais através da leitura dos diários oficiais dos estados, na busca de publicações do fisco sobre empresas suspeitas de risco fiscal; seu banco de dados próprio ultrapassa a 5,5 milhões de empresas suspeitas de inidoneidade fiscal.

INIDON é a plataforma inteligente que integra as informações de risco comercial e fiscal, que decifra para as empresas a terminologia técnica envolvendo a identificação e a classificação fiscal de seus fornecedores e clientes, com o adicional de fornecer consultoria tributária, humana, para prevenção de lavratura de autos de infrações com auditores oriundos do fisco; os clientes INIDON não são atendidos em suas dúvidas por robôs.

Analistas de cadastro ou de dados mestre, conheçam os relatórios Basic INIDON com score de risco fiscal, utilizem gratuitamente como teste a plataforma ou nos contate para conversar sobre o que representa risco de inidoneidade fiscal para sua entidade www.inidon.com.br - Tel. (12) 3911.5235 | 12 99686.3482

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