22, NOV 2023  Manoel de Almeida Henrique

Saneamento de Cadastro – Auto de Infração, um dos “antivenenos” para a Reforma Tributária

Estados procuram ações rápidas para se precaverem contra prejuízos com a Reforma Tributária

Braço com boia resgatando um executivo com problema de risco fiscal no seu cadastro de fornecedores.

Analistas de cadastro de fornecedores e clientes, hoje foi publicado no jornal O Estado de São Paulo – Caderno Economia e Negócios, página B1 - que os estados já começaram a aumentar a alíquota padrão do ICMS como uma das providências para diminuir as perdas esperadas decorrentes da reforma tributária em relação à distribuição do produto arrecadado com IBS – Imposto sobre Bens e Serviços que vai substituir o ICMS.

O estado de São Paulo se juntou a outros seis governadores na divulgação de comunicado, na segunda-feira, no qual informa-se que enviarão projetos à Assembleia Legislativa, solicitando aumento da alíquota do ICMS; o governador Eduardo Leite já apresentou seu projeto propondo a elevação da alíquota de 17% para 19,5%.

Analistas de CNPJs, de compras e vendas, qual o ponto desta notícia que interessa diretamente na qualificação de clientes e fornecedores? Conseguem pensar rapidamente sobre isso?

Se não conseguiram, vamos retomar de forma resumida o que temos comentado sistematicamente em nossos artigos nos últimos meses: uma das formas de os estados aumentarem a arrecadação de modo fácil e praticamente sem defesa para as empresas é através de lavratura de auto de infração e isso é um processo muito mais rápido do que enviar à Assembleia Legislativa um projeto para aumento de alíquota de ICMS.

Ainda não? A pista é que não é apenas com o aumento de alíquotas dos impostos que os estados podem incrementar sua arrecadação.

Pois bem, é necessário que se entenda bem todo este raciocínio, pois senão, conforme colocamos em nossa imagem desta semana, o naufrágio é questão de tempo: fornecedores e clientes que possuem histórico fiscal recorrentes de descumprimentos de obrigações acessórias que resultaram em alterações de suas situações cadastrais para suspensa ou cassada ao longo dos últimos 05 anos, têm grande probabilidade de virem a se tornar não localizados e terem sua documentação fiscal declarada inidônea pelo fisco, resultando em lavratura de auto de infração para seus parceiros comerciais.

Então a conclusão é fácil: saneamento do cadastro de clientes e fornecedores sem verificação do risco fiscal está em oposição à gestão global dos riscos, a exemplo dos clássicos riscos operacionais, econômicos, meio ambiente e os de imagem, sendo os dois últimos vinculados à ESG.

Auto de infração por crédito indevido de ICMS apropriado de fornecedores que passaram a ter suas inscrições estaduais suspensas, cassadas ou não localizadas pelo fisco estadual, melhor dizendo, parceiros considerados inidôneos, é outra forma de os estados se precaverem contra possíveis prejuízos com a nova normatização tributária que está em andamento, ou seja, é um “antiveneno” da Reforma Tributária, na medida em que os estados entendem que ela diminuirá a arrecadação, ou seja, será um veneno.

O saneamento de cadastro de CNPJs está diretamente vinculado a esta discussão de hoje e já orientamos analistas de cadastro de fornecedores sobre como executar o saneamento do cadastro verificando risco fiscal de inidoneidade, além das atualizações cadastrais de praxe.

Analistas, lembrariam para quê?

Conforme repetimos sempre, o analista do cadastro de clientes e fornecedores que detém informações sobre risco fiscal é o pilar de sustentação da empresa, pois o custo com um auto de infração deste tipo é infinitamente maior do que o prejuízo com um mau pagador.

A gestão dos riscos fiscais tornou-se fundamental por diversos motivos, não somente pelo impacto no fluxo do caixa das empresas, mas também pela representação criminal de sócios e diretores; já falamos em outro artigo recente sobre a Representação Fiscal para Fins Penais ao Ministério Público Estadual contra responsáveis pelas empresas, seja em razão de suas decisões ou por atos praticados por seus subordinados.

Como conseguir compilar tantas informações imprescindíveis a um cadastro de CNPJs atualizado, tais como dados da Receita Federal, Sintegra, sobre riscos comerciais, falência, protestos em cartórios e ainda o histórico fiscal dos CNPJs e quem analisaria risco fiscal?

Providências relativas ao Manifesto do Destinatário, informações sobre Sintegra, Receita Federal, riscos comerciais, certidões tributárias, cheques devolvidos e processos judiciais, por exemplo, são importantes, mas não resguardam a empresa de lavratura de auto de infração por créditos indevidos de ICMS originários de documentação fiscal considerada inidônea, como “notas frias”, pelo fisco estadual.

O histórico fiscal das empresas sinaliza qual o grau de risco fiscal que ela tende a apresentar ao seu parceiro de negócios e este passado fiscal está registrado nos Diários Oficiais dos estados.

Sim. Então...? Como ter acesso a dados cadastrais atualizados para sanear e estruturar informações sobre riscos comerciais e sobre o histórico fiscal de empresas que sinalizam risco fiscal de inidoneidade sem que se precise contratar mais mão de obra e sistemas, se mal se sabe como manusear um Diário Oficial em nosso país?

O saneamento de cadastro de clientes e fornecedores do INIDON, além da conciliação de informações usuais como razão social, endereços, dados da Receita federal, Sintegra etc., traz um relatório INIDON deste que é mostrado na imagem para cada CNPJ saneado, sendo que no próprio corpo do relatório consta um score de classificação de risco fiscal e os links para impressão dos comprovantes de consulta e certidões tributárias extraídos, online, dos sites oficiais.

É interessante para o exercício da função de analista de cadastro de CNPJs adquirir o hábito de ler notícias sobre tributos sempre verificando se tem relação com seu trabalho: Reforma Tributária tem muito a ver com sua função, sobretudo referentemente à qualificação de fornecedores e já explicamos a razão agora.

Se o naufrágio já está acontecendo, a equipe INIDON, após a realização do serviço de saneamento de cadastro, tem experiência para orientar as empresas sobre como monitorar fornecedores após as operações realizadas por até cinco anos e sobre estratégias para defesa e preparação para eventual ação fiscal sobre risco de inidoneidade fiscal.

O INIDON é o único sistema de avaliação de clientes e fornecedores que fornece consultoria humana, com analistas advindos do fisco para avaliar riscos de inidoneidade fiscal.

Faça um teste emitindo um relatório INIDON com qualquer CNPJ, no www.inidon.com.br ou nos contate para uma demonstração de nosso serviço de saneamento de cadastro através de (12) 3911.5235 | 12 99686.3482

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