06, JUL 2023  Manoel de Almeida Henrique

Cadastro de Fornecedores - Expurgue Fantasmas e Laranjas

ilustracao de um cadastro de fornecedores com uma árvore contendo laranjas e fantasmas, representando a necessidade de saneamento do cadastro

Para ANALISTAS DE DADOS MESTRE um cadastro de fornecedores eficaz é aquele que possui os dados mais importantes para suprir as necessidades da área comercial e fiscal das empresas.

Óbvio que uma avaliação não aprofundada pode custar caro para qualquer uma das duas áreas, porém grandes estragos financeiros ocorrem quando os analistas cadastrais ignoram as necessidades da área fiscal tributária e entre outros e especialmente, o risco de adquirir mercadorias de empresas que posteriormente possam causar a necessidade de contingenciar recursos financeiros valiosos, em razão da responsabilidade tributária nos casos em que o fornecedor possui dados inexatos ou, no futuro, após já ter passado pelo crivo e ser aprovado como parceiro comercial, ser considerado inidôneo pelo fisco e, muitas vezes, quando este fornecedor já não opera com a empresa e esta ser surpreendida com uma visita do fisco relacionada a este fornecedor.

O que é pior, um auto de infração por inidoneidade fiscal ou um fornecedor que não cumpriu com o contrato comercial?

Como captar indícios nos dados mestres de eventuais riscos fiscais tributários? É possível tal análise?

Existem rotinas e ferramentas que possam estimar o risco fiscal tributário de clientes e fornecedores?

Para dimensionar a importância do risco fiscal, é só verificar os números; aproximadamente 25% dos autos de infrações do fisco estadual são provenientes de penalidades aplicadas nas empresas sobre notas fiscais de fornecedores considerados inidôneos. No ano de 2022, o fisco paulista aplicou 5 mil autos de infrações (AIIM) no valor de R$ 17 bilhões e por volta de 1 mil AIIMs no valor de R$ 4 bilhões foram relacionados ao ICMS contra as empresas que adquiriram mercadorias destas empresas irregulares, o que demonstra que a verificação de risco de inidoneidade fiscal dos parceiros comerciais é imprescindível para proteção do patrimônio das empresas.

A crise econômica é uma das grandes causadoras de encerramentos de estabelecimentos de forma irregular, o que geralmente resulta em empresas consideradas suspeitas pelo fisco, contudo existem outras que se aproveitam da situação para ganhos fáceis através de fraude e aí simulam a sua existência, o quadro societário ou informam dados incorretos de sua localização e quando o fisco estadual ou da receita federal não as identifica, volta-se contra os recebedores destas notas fiscais e os autua por responsabilidade em participar da operação que consta na nota fiscal suspeita.

Para o fisco, no jargão popular, essas empresas são consideradas “FANTASMAS” ou “de fachada” ou administradas por “LARANJAS”, pessoas tidas como testas de ferro que cedem seus dados pessoais para ocultar bens de terceiros do fisco, em outras palavras, significa que foram empresas criadas com o único objetivo de não pagar tributos ou gerar despesas e créditos tributários fictícios.

Assim, em uma simples consulta no site do Tribunal de Impostos e Taxas da Sefaz-SP sobre essas autuações contra empresas que compraram nestas condições e detêm estas notas fiscais suspeitas, é possível constatar valores com cifras que podem chegar a dezenas de milhões de reais, valores estes em condições de liquidar ou mesmo fulminar uma empresa séria, a qual, inadvertidamente, foi alvo destes “FANTASMAS” e/ou “LARANJAS”.

Quando o risco é comercial, as empresas que prestam serviço de análises e informações para decisões de crédito até conseguem alertar os analistas de cadastros sobre o perigo quanto ao risco de pagamento, mas como se precaver quando o risco é tributário?

Foi refletindo sobre essa necessidade de como ampliar a análise de risco comercial para o fiscal de forma integrada que surgiu a plataforma INIDON.

A análise cadastral plena conjuga risco comercial e o tributário e, nesse caso, só o INIDON oferece de forma eficiente um diagnóstico com melhores resultados, isso porque sua tecnologia embarcada é capaz de entregar uma funcionalidade não obtida em sistemas de análises de cadastro de empresas do mercado.

O INIDON possui, além das análises sobre crédito comercial, dados da RFB, Sintegra Certidões Tributárias online, um sistema exclusivo e inovador que rastreia pistas e eventual existência de irregularidades fiscais através da leitura dos diários oficiais dos estados, na busca de publicações do fisco sobre empresas suspeitas de risco fiscal. O seu banco de dados próprio ultrapassa a 5,5 milhões de empresas e para se ter uma ideia da grandiosidade desse número basta dizer que todos os contribuintes de ICMS da região norte do país, 9 estados, chega a 2,2 milhões (Fonte: https://www.confaz.fazenda.gov.br/contribuintes).

Empresas “FANTASMAS”, “LARANJAS” ou “INIDÔNEAS TRIBUTÁRIAS” não ameaçam os clientes INIDON.

Somente o INIDON, em todo o Brasil, identifica em apenas uma consulta, além de dados cadastrais básicos, risco comercial e de inidoneidade fiscal na ocasião do fechamento dos negócios e antes da emissão ou recebimento das notas fiscais.

Exclusivamente o INIDON realiza um saneamento de cadastro de fornecedores de forma profunda, com a utilização de dados governamentais e dos Diários Oficiais dos estados atualizados e classificação de risco fiscal.

Unicamente o INIDON executa uma varredura na EFD-ICMS-IPI, após as operações realizadas, e identifica, em relação aos últimos 5 anos, prazo de decadência para ações fiscais, e antes da chegada do fisco, as empresas que oferecem risco fiscal de inidoneidade e as respectivas “NOTAS FRIAS”; o INIDON é o único sistema no país que acompanha as alterações cadastrais de clientes e fornecedores após a realização das operações.

INIDON é a plataforma inteligente que integra as informações de risco comercial e fiscal, que decifra para as empresas a terminologia técnica envolvendo a identificação e a classificação fiscal de seus fornecedores e clientes, com o adicional de fornecer consultoria tributária humana para prevenção de lavratura de autos de infrações com auditores oriundos do fisco.

Analistas de cadastro ou de dados mestre, utilize gratuitamente como teste a plataforma ou nos contate para conversar sobre o que representa risco de inidoneidade fiscal para sua entidade www.inidon.com.br - Tel. (12) 3911.5235 | 12 99686.3482

lang: pt_BR