08, AGO 2023  Manoel de Almeida Henrique

MONITORAMENTO ONLINE DE FORNECEDORES x SINTEGRA ANALÓGICO

monitoramento de cadastro de fornecedores online

O SINTEGRA ATUALIZADO ANALOGICAMENTE COM DADOS CADASTRAIS DEFASADOS E A URGÊNCIA DO MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DO CADASTRO DE FORNECEDORES É O MAIOR DESAFIO ATUALMENTE PARA OS ANALISTAS DE COMPRAS.

Percebe-se entre analistas de clientes e fornecedores e profissionais da área de tributação e contabilidade a desorientação quando o assunto é relacionado ao Sintegra e o principal motivo é o seu abandono pelas administrações tributárias.

Em consequência, o monitoramento online de clientes e fornecedores é imprescindível para os negócios e para a manutenção do patrimônio das empresas e de seus administradores.

O Sintegra ainda opera em modo analógico como na época em foi concebido, enquanto o ambiente de negócios atua em nuvem, no formato digital.

Discute-se reforma tributária com a previsão de ineditismos em termos de sofisticação para os tributos no país, contudo o principal instrumento para que eles possam fluir e permear pelo corpo do ambiente empresarial, o Sintegra, encontra-se estreito, obstruído e sem flexibilidade.

A consulta Sintegra deveria integrar de forma harmoniosa as informações dos três entes, Federal, Estadual e Municipal, em um só ambiente e hoje o que temos é um contribuinte que pode estar em situação regular na Receita Federal, porém inidôneo no Estado e no Município e o inverso é verdadeiro, o que causa uma insegurança jurídica para quem consulta.

Outra situação é ausência de padronização nos cadastros estaduais, pois cada estado adota uma terminologia para a condição dos seus contribuintes; São Paulo adota o termo empresa inidônea para caracterizar uma empresa considerada irregular através de um processo administrativo, já no Paraná, por exemplo, sua denominação é de empresa “impedida”.

Enquanto o fisco paulista, na maioria das vezes, considera inidônea a empresa a partir da data da concessão do início de atividades, outros estados consideram-nas desse modo a partir da publicação do ato de inidoneidade fiscal.

No mesmo sentido, é o caso de empresas que no Diário Oficial constam como cassadas e no Sintegra constam como ativas sendo o inverso também verdadeiro, isto sem contar a atualização, que não é on-line, o que causa problemas para fins de aprovação de cadastro e qualificação de fornecedores e clientes.

Piores são os casos de empresas declaradas nulas pelo fisco estadual, com classificação de documentação fiscal inidônea, com publicação no Diário Oficial, sendo que tal informação não consta no Sintegra e só se descobre o motivo ao acessar o site do Tribunal de Justiça onde se constata que a empresa tinha obtido uma liminar para impedir a cassação, onde, na maioria dos casos, após o julgamento, são restabelecidos os efeitos da cassação da inscrição desde a publicação do Diário Oficial.

E neste intervalo de tempo em que essa empresa constou como ativa, como ficam as empresas que se valeram da informação do Sintegra?

Essa realidade tornou-se um terror para muitas empresas no momento de qualificar fornecedores e clientes sob o ponto de vista do risco fiscal, em especial quando detecta-se um mesmo CNPJ para duas ou mais inscrições estaduais para o mesmo endereço, sendo que as anteriores foram cassadas pelo fisco.

Neste caso, o que fazer, haja vista não existir histórico de informações fiscais no Sintegra sobre estas situações?

Analistas cadastrais e financeiros de compras devem fazer o monitoramento de dados mestre de clientes e fornecedores, apurando suas alterações cadastrais diariamente; o sistema INIDON realiza facilmente essa tarefa.

O serviço de MONITORAMENTO ONLINE do cadastro de fornecedores e clientes executado pelo sistema INIDON vai além das verificações triviais e investiga, de forma automatizada e em tempo real, se o CNPJ ou Inscrição Estadual estão ativos na Receita federal e no SINTEGRA e SEM HISTÓRICO FISCAL que indique risco de suspensão ou cassação de inscrição estadual, através de um sistema seguro de busca de empresas que estão sendo investigadas com indícios de irregularidades, através dos Diários Oficiais dos Estados, local obrigatório, onde o fisco, por força legal, é obrigado a publicar os seus atos administrativos relacionados aos contribuintes.

De que adiantaria pesquisar SERASA, SCR, SPC, certidões negativas, situação na RFB e mesmo tentar se resguardar através da Manifestação do Destinatário, providências que demonstramos serem ineficazes dado o tamanho do risco fiscal em relação ao risco de eventuais maus pagadores?

A análise do cadastro de CNPJs ou mesmo um saneamento de cadastro deve englobar também a mentalidade fiscal; é deste descuido que se originam os maiores prejuízos financeiros às entidades.

O cliente INIDON dispõe de uma planilha de MONITORAMENTO ONLINE DE CNPJs que fica disponível em sua tela de computador, sendo atualizada diariamente com as ocorrências cadastrais de quantos CNPJs queira escolher, através de informações públicas, com classificação de risco, verificando se estão ativos na Receita Federal e no SINTEGRA e sem histórico de risco fiscal que indique perigo de suspensão ou cassação de inscrição estadual; É ESTA PLANILHA QUE CONSTA DA IMAGEM QUE ACOMPANHA ESTE ARTIGO.

É relevante fortalecer a musculatura e credibilidade do Sintegra, no entanto, enquanto isso não ocorre, o INIDON se apresenta no momento como uma grande novidade, sendo o único aplicativo no país, do seu segmento, com diferenciais desenvolvidos para preencher as lacunas de insegurança e inconsistências das informações cadastrais das empresas.

O INIDON é o único sistema de avaliação de clientes e fornecedores que fornece consultoria humana, com analistas advindos do fisco para avaliar riscos de inidoneidade fiscal.

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